domingo, 1 de agosto de 2010

Frugivorismo - 811 -

O Frugivorismo
No frugivorismo, como em todo o reino animal, só se come o que é gostoso em estado natural,
o remédio é o próprio alimento, a cura é um mecanismo inato do corpo.
Se a fruta é boa em cima, no nariz (cheiro)
na boca (paladar,textura) é boa em baixo (digestão, absorção, nutrição),
visto que o corpo é uma unidade, e o frugivorismo é holista.


Todos conseguimos nos adaptar ao Frugivorismo!

Depende do seu grau de atenção ao processo. Se se distrair, e tiver uma recaída,
coma essa recaída com muita atenção, pra você perceber com "seus olhos" que
não vale a pena comer tal coisa, você vai entender sozinho os motivos, eles existem,
ve-los que dependem da sua percepção. Só lendo que comida cozida faz mal não se consegue assimilar integramente, no âmago do ser isso como uma realidade. Se precisar, experiencie.

-Coma as frutas que você consegue orgânicas e baratas (que dê pra comprar em grande quantidade).

Faça seu cardápio a partir delas.

- Isso é IMPRESCINDÍVEL. Sua dieta só vai pra frente quando voce começar a ESTOCAR as frutas.Compre pra no mínimo os próximos 3 dias (vá aprendendo a lidar com a maturação das frutas,algumas vão apodrecer mas você pega a manha) Você tem que ser organizado nesse momento, mesmo que nunca tenha sido na vida. (rsrs)
Comece comendo 3 vezes por dia. As doces na primeira refeição. as cítricas na segunda e as "vegetais" na terceira"  seria um bom equilíbrio para essa fase. Quando já tiver conseguindo comer coisa como 20 bananas de uma vez,  passe pra 2 refeições (meio dia e pôr-do-sol). Se ligue nas calorias.
É bom que você coma as frutas doces primeiro pra fazer a reserva calórica pro dia.
Se ligue nas combinações. Coma apenas fruta doce com doce, cítrica com cítrica, gordura com gordura
(no caso dessa, dá certo também com os "vegetais":pepino, tomate, pimentão, alface, salsão).
No máximo uma doce com uma semi-cítrica, mas não acho interessante. Mesmo entre frutas da mesma categoria, não misture mais de três. O ideal é uma de cada vez, tente botar outra fruta só quando não tiver
suficiente da primeira. A salada o Dr. Graham diz que pode até 6 (diferente das frutas, que o máximo da varieade é explicitamente 3) mas prefiro ficar com 3 variedades de salada tambem.

Não esqueça:
Doce - Doce / Cítrica - Cítrica / Gordura - Gordura / Gordura - Vegetais / Doce - Semicítrica
Variedade:
Frutas:Ideal apenas uma, Legalzinho duas e limite três (evitar).
Salada: Três é tranquilo, evite mais que isso.
-O pepino é sempre verde (bem durinho,casca bem escura) e o pimentão é sempre maduro (amarelo ou vermelho).

*Quanto à ingestão de gordura

2 vezes por semana consuma:

- 5 Castanhas-do-Pará ou

- 200g de Abacate ou

- Punhado de Amêndoas



Qual melhor horário para comer?

A melhor hora pra comer é quando temos fome, porem nosso corpo basicamente é regido pelo calor (sol)
entao nao seria apropriado ao corpo comer quando ele estivesse ausente (inicio da noite até quando ele volta a esquentar, não quando nasce), pois muda o estado organico interno, reações quimicas, hormonios, etc. A melhor hora é quando ele ja esta a pino (la pelo meio dia)
É facultativo o lanche a tarde, varia da atividade diária e do almoço, se o mesmo foi fraco em calorias, pode-se realça-lo nesse lanche.
Jantar: la pelas 17:30 até quando o sol se por.

Porque acontece a perda de peso inicial?

Simplesmente pela falta de ingestão de calorias.

A questão engordar e emagrecer se define nesta solução:
1) Caloria Diária gasta por atividades motoras/fisica
- Tais como: andar, correr, subir, pegar, agachar, sentar, dormir, etc.
2) Caloria adquirida por alimentação bucal:
- comida em geral
3) metabolismo basal individual:
- Mesmo quando parado, nosso corpo gasta uma quantidade bastante grande de calorias,
esse gasto calórico em repouso recebe o nome de Taxa de Metabolismo Basal. Uma aproximação bastante grosseira, mas útil, dessa taxa é multiplicarmos nossa massa corpórea por um fator de correção. Usualmente,
no Brasil e em países que adotam o SI (Sistema Internacional de Unidades), o quilograma é utilizado como unidade. O fator de correção para esse caso é aproximadamente 20. Exemplo: Um homem de 75kg, precisaria de 75x20 = 1500 cal só para se manter vivo em repouso. Existem dezenas de autores que sugerem equações para esse cálculo. Elas divergem entre si bastante. A máxima diferença é de 17%. Para encontrar essas equações vá até http://www.cdof.com.br/nutri2.htm
Após conhecer o metabolismo basal, é necessário estimar o quanto se gasta em atividades do dia-a-dia,
exercícios e afins. (retirado de saudefrugal.com) resumindo a grosso modo:

Quando voce consome mais calorias que seu metabolismo basal e nao gasta o suficiente,
essas calorias se acumulam, assim a tendencia é engordar. Se voce consome menos calorias que seu metabolismo basal, tendencia a emagrecer/definir ou tbm, se gastar mais calorias em atividades do que consumiu, vc tende a perder peso. O recomendando pelo Dr Graham é o consumo do dobro da basal para ter resultados fisicos superiores, porem nao é necesárrio consumir tanto assim para atividades corriqueiras.

Por que nao estou me sentindo bem no inicio?

Devido aos sintomas desintoxicantes naturais
Como isso acontece?
Sabemos que nosso corpo tende ao estado pleno de saude, tudo o que não faz parte dele é eliminado e tudo que esta estragado é renovado, o que esta quebrado arrumado, desequilibrado torna-se equilibrado,e assim para sempre e sempre. Porem nosso corpo é submetido durante anos numa rotina intoxicante diária de alimentação e lutando contra outros fatores acrescidos como Substancias toxicas na agua e ar (alimentos primordiais). Sem contar Ciclos de descanço/alimentaçao/assimilação/eliminação que são mtas vezes quebrados sem escolha. Iimagine que nossa energia vital é 50 e intoxicamos o corpo com um valor de 100 esses 50 ficarão na espera e vao se acumulando por todo corpo,dificultando sua retirada. E isso acontece praticamente, todos os dias. A quantidade de ''ataques'' é maior do que a eliminação,e isso gera um lixo mto prejudicial que faz a enegia vital se ocupar em eliminar ao invéz de crescer e evoluir. De pouco a pouco nosso organismo vai eliminando, porem, varias vezes por dia, acabamos direcionando nossa energia vital pra outras atividades como, Exercicios,Pensar,Comer,Curar, etc.

Quando iniciamos a dieta viva, cuja a energia sobra em amplo aspecto, em minha visão, acontece. o seguinte: um onivoro de 19 anos gasta um valor de 1000 para digestão, quando ele passa a comer cru, a digestão vira valor 500, esses 500 que sobram começam a iniciar o auto processo de limpeza interno, e isso desencadeia uma porçao de eliminações que estavam na fila de espera, esse efeito dominó começa a necessitar de +energia, é aí que o corpo interpreta e isso necessita d euma demanda de energia alta ja que o processo de purificação foi iniciado. A necessidade energética é tirar de um lugar e por em outro. Assim acaba retirando energia das funções básicas, como movimentação, mentalidade, etc e dai surge os tais sintomas.



Retirar energia das funçoes implica em:


tontura, fraqueza, odor, gases, caspa, desmaios.






alguns dias isso vai sumindo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário